Apoio à Criação Artística: Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian abriu as candidaturas para apoio a projetos de criação artística nas áreas das artes performativas, artes visuais e cinema. Estas podem ser de feitas tanto a nível institucional como individual, seja por artistas portugueses ou por estrangeiros a residir em Portugal, sendo que o prazo termina a 31 de março. 

Clique aqui para mais informações

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

MedForum 2024

Duante a reunião de coordenadores de rede em Marselha, o director executivo da Fundação Anna Lindh anunciou que no próximo ano será realizada a quarta edição do MedForum. Este evento, que estava para ser realizado na Croácia em 2020, foi cancelado devido à pandemia.

A primeira edição do MedForum foi em 2010 em Barcelona, onde mais de 1000 organizações de 43 países foram representadas. A segunda edição foi em Marselha, em 2012, e nessa edição estiveram presentes mais de 3500 organizações.

O último evento foi 2016, em Valletta, foi organizado em parceria com as Nações Unidas e a Comissão Europeia. Em breve irão ser divulgadas mais informações acerca da próxima edição do MedForum, que se irá realizar em 2024.

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

Candidaturas abertas: Odyssée Artist-in-residency

O programa Odyssée Artist-in-residency abriu vagas para residências destinadas a artistas, investigadores e profissionais da cultura que desejem desenvolver projetos no âmbito de Centros Culturais Franceses – Monumentos Históricos. Destina-se a pessoas de outros países que não a França e candidaturas encerram a 31 de março.

Clique aqui para obter mais informações

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

Reunião dos coordenadores das redes ALF

Entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro de 2023 decorreu a reunião dos coordenadores das redes da Fundação Anna Lindh, em colaboração com a coordenadora da rede francesa. Este evento teve lugar em 3 locais diferentes espalhados pela cidade de Marselha, França, e reuniu 40 participantes de 30 países para avaliar o seu recente trabalho na FAL, abordar desafios e desenvolver futura programação.

O encontro contou com a presença de vários representantes institucionais, incluindo a Région de Provence-Alpes-Côte d’Azur, a Mairie de Marseille, e a Delegação Inter Delegado Interministerial Adjunto para o Mediterrâneo, tendo sido discutidas propostas concretas para acções e cooperação futuras.

Clique aqui para obter mais informações

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

Candidaturas abertas: Representação e Inclusão dos Meios de Comunicação Social para Refugiados e Migrantes

A Comissão Europeia lançou o convite à apresentação de propostas para o projeto Representação e Inclusão dos Meios de Comunicação Social para Refugiados e Migrantes, o qual visa identificar formas de promover meios de comunicação social inclusivos na Europa, ajudando estes grupos a criar as suas próprias narrativas sobre o lugar e o papel dos refugiados e migrantes nas sociedades europeias. As candidaturas terminam a 15 de março de 2023.

Clique aqui para obter mais informações

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

Prémio Diálogo de Culturas

Prémio Intercultural Achievement foi lançado em 2014 e é um prémio anual para projetos bem sucedidos e inovadores das melhores práticas da sociedade civil no campo do diálogo intercultural e inter-religioso. O prazo para as candidaturas termina a 15 de março e estas podem incluir temas como arte e cultura, juventude, direitos humanos, educação para a cidadania global, integração e igualdade de género.

Clique aqui para mais informações

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

Parafonia: Novo membro da Rede Portuguesa

Temos o prazer de vos apresentar o novo membro da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh: Parafonia – Associação Cultural Luso-Grega.

A associação Parafonia foi fundada em Lisboa, em novembro de 2016, e visa promover a cultura grega em Portugal através da organização de várias atividades culturais. Estas incluem dança, teatro, oficinas culinárias, jantares, eventos literários e exposições fotográficas.

Desde o início, a Embaixada da Grécia em Lisboa tem encorajado os projetos da associação e apoiado alguns eventos a nível institucional. Colaboraram também com o Festival de Cinema “Olhares de Mediterrâneo” e com o Instituto Camões, o anfitrião de um dos seus maiores eventos, uma homenagem literária a Nikos Kazantzakis.

A missão da Parafonia é construir um diálogo e interação entre a Grécia e Portugal, criando ações que possam contribuir para a familiarização dos habitantes locais com a língua, a cultura e o modo de vida grego. Através de intercâmbios culturais estabelece-se um canal de comunicação entre as autoridades competentes de ambos os países.

Facebook
Instagram

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

Conferência do Projecto FUTHURE em Bucareste, Roménia

A organização membro da rede portuguesa, Associação Check-In – Cooperação e Desenvolvimento, esteve presente na Conferência do projecto FUTHURE que se realizou em Bucareste, Roménia, de 14 a 16 de Dezembro de 2022.

Os parceiros do projeto reuniram-se para discutir a justiça social e apresentar os resultados dos debates locais organizados por cada uma das associações parceiras do projeto. A reunião teve como objetivo discutir “Justiça Social” na UE e em países terceiros e apresentar os resultados dos três debates locais organizados por cada uma das organizações parceiras. Este evento contou com representantes de Xagħra Conselho Local (Malta), Fattoria Pugliese Diffusa Associazione Culturale (Itália), Fondazione Parco (Itália), Go Free (Roménia), YEU Chipre (Chipre) e @SERDA (Bósnia e Herzegovina).

“FUTHURE: Fostering Unity, Tolerance and HUman Rights in Europe” é uma iniciativa de 24 meses, concebida para criar uma rede para envolver ativamente os cidadãos na sensibilização sobre valores comuns e no debate sobre o futuro da Europa e os seus direitos fundamentais. A celebração do 20.º aniversário da proclamação da Carta dos Direitos Fundamentais da UE em 2020 representa uma grande oportunidade para analisar o estado da arte e fazer propostas para o futuro.

Graças a um plano de trabalho complexo, o projeto afecta um total de 600 participantes diretos e cerca de 35.000 indiretos na procura de respostas a muitas questões, como por exemplo:

  • Qual é o papel e o potencial da Carta na protecção e promoção da democracia?
  • Os cidadãos sentem-se, e sentem-se, mais protegidos nos seus VALORES da UE, como direitos fundamentais?
  • O que há ainda a fazer para assegurar a protecção dos direitos fundamentais?

Todas as reações e ideias recolhidas durante os 24 debates locais irão fundir-se nas “Diretrizes para o FUTHURE”, recomendações detalhadas sobre o Futuro dos Direitos Fundamentais na Europa, como resultado de uma abordagem participativa de bottom-up, de longa duração. Estas recomendações serão então dirigidas à Agência dos Direitos Fundamentais da UE, a fim de serem tomadas em consideração na elaboração do próximo “Documento de Programação FRA 2022-2024”.

Clique aqui para mais informação sobre o projeto FUTHURE

Publicado em Notícias FAL PT | Etiquetas , , , , | Publicar um comentário

Celebrações do Dia Mediterrâneo

A Associação Cultural Luso-Grega Parafonia, em colaboração da Junta Paroquial de Belém e o apoio da Fundação Anna Lindh, celebrou o Dia Mediterrâneo com um concerto da banda Malotira e uma convidada especial, a artista Giulia Gallina, no dia 28 de Novembro às 19 horas. Foi realizado no auditório do “Museu Nacional dos Coches” em Lisboa.

O concerto teve lugar sob os auspícios da Fundação Anna Lindh, que lançou e financiou o evento “Celebrando o Mediterrâneo”, composto por 36 atuações musicais comunitárias, realizadas simultaneamente em 25 países Euromed, por grupos multiculturais locais em espaços públicos, em colaboração com as administrações locais.

O objetivo era celebrar a nossa identidade partilhada, património comum e amor pelo Mediterrâneo, reforçando os laços entre as duas margens do mar.

Malotira é uma banda de música tradicional que promove um repertório refinado dos países mediterrânicos numa grande variedade de línguas e dialectos.

Malotira interpreta a diversidade das tradições musicais da região, para dar valor e visibilidade à sua cultura partilhada e memória colectiva. Com o seu repertório de canções das tradições gregas, italianas, eslavas e românicas, cantadas em mais de 15 línguas e dialetos, a banda cria uma poderosa fusão que mostra como a música pode oferecer espaço para o diálogo e o intercâmbio cultural.

Elisabetta Marcora (voz), Ruben Leonardi (percussão), Josefa Dobraszczyzki (acordeão), Robin Timmis (violino), Salvatore Ciotta (guitarra).

Entre os convidados encontrava-se Ianara Mota Pinto, Membro do Conselho Municipal de Cultura, Turismo e Cidadania da Câmara Municipal de Belém.

Clique aqui para mais informações.

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário

Plataforma de Educação Intercultural

A coordenação da Rede Portuguesa, Aequalitas, lançou recentemente uma plataforma digital que contém boas práticas implementadas no campo da Educação Intercultural para a Cidadania. Estas boas práticas visam funcionar como um instrumento de inspiração para assistentes sociais, trabalhadores da juventude, formadores, professores, educadores em geral e qualquer outro cidadão disposto a melhorar as suas aptidões e competências neste campo.

Esta plataforma foi criada como resultado da “Formação piloto sobre Educação para a Cidadania Intercultural na região EuroMed” financiada pela Fundação Anna Lindh, na qual 7 formadores de 7 países diferentes implementaram formações locais sobre Educação para a Cidadania Intercultural. Após a implementação destes cursos de formação, participantes de todos os países reuniram-se num intercâmbio virtual onde partilharam as suas experiências e boas práticas e as recolheram nesta plataforma que permanecerá disponível para consulta e inspiração permanentes.

Os 7 países envolvidos no projecto foram: Marrocos, Lituânia, Tunísia, Irlanda, Egito, Portugal e Grécia.

Clique aqui para aceder à plataforma.

Publicado em Notícias FAL PT | Publicar um comentário